Alunos de Balneário do Rincão participam de atividade do Programa Defesa Civil na Escola

Visita ao CIGERD de Criciúma. Foto: Divulgação.

Alunos e professores do 7º ano da Escola Melquíades Bonifácio Espíndola, do município de Balneário Rincão, participaram de uma atividade de campo e de interação com a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). A ação foi planejada dentro do planejamento do Programa Defesa Civil na Escola.

No período da manhã os estudantes conheceram a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Criciúma. Eles foram recebidos pelo Coordenador Regional, Rosinei da Silveira, que realizou uma palestra sobre as diversas etapas do ciclo de gestão de proteção e defesa civil, que passam pela prevenção, mitigação, preparação, restabelecimento e recuperação dos municípios atingidos por eventos extremos. Foi uma excelente oportunidade para uma conversa com os jovens que teve o foco de esclarecer dúvidas a respeito dos conceitos e atividades de proteção e defesa civil.

Visita a Sede da DC MUnicipal de Criciúma. Foto: Divulgação.

Em seguida os alunos e professores conheceram a Defesa Civil Municipal de Criciúma onde também conheceram a estrutura e dialogaram com os agentes sobre ações de prevenção e resposta a desastres no município. A última etapa da atividade foi uma visita as instalações do Radar Sul, em Araranguá. No local foram recebidos pelo Coordenador Regional de Araranguá, Rodrigo Bonaldo Rafael, que explicou sobre o funcionamento do equipamento e a importância no trabalho de monitoramento da DCSC. Em Balneário do Rincão as atividades do PDCE encerram no dia 14 de dezembro com a cerimônia de formatura e constituição do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o Coordenador Regional de Criciúma, Rosinei da Silveira, a aproximação dos estudantes com as atividades de proteção e defesa civil resultam na ampliação da percepção de risco e autoproteção. “Educando os jovens de hoje vamos preparar os adultos de amanhã e com isso teremos uma sociedade mais preparada e resiliente”, finalizou.

Visita ao Radar Sul, em Araranguá. Foto: Divulgação.