Auxilio Reação atenderá 6,7 mil famílias em março

A Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil, inicia na quinta-feira (26) o pagamento de mais uma parcela do Auxilio Reação, referente ao mês de março, às famílias atingidas pelas fortes chuvas de novembro de 2008. Nesta etapa, 6.786 pessoas receberão a ajuda, o que representa R$ 2.816.190,00, de recursos provenientes das doações ao Fundo, que já alcançam R$ 34.053.723,20. Ao todo, 45 municípios estão recebendo o benefício.

As pessoas podem retirar a parcela de março em qualquer agência do Banco do Brasil de seu município, mediante apresentação do CPF e RG. O auxílio, de R$ 415, foi sancionado em lei pelo governador Luiz Henrique para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas do ano passado, que deixou 135 mortos e quase 80 mil pessoas desabrigadas e desalojadas.

O diretor da Defesa Civil Estadual em exercício, major Emerson Emerim, explica que muitas famílias receberão neste mês a primeira parcela do auxílio, de acordo com o cadastramento realizado pelas prefeituras. “Essas pessoas começam a receber agora, mas terão direito a seis parcelas, como prevê a lei”, afirma. Segundo dados da Defesa Civil, 174 pessoas já estão recebendo a quarta parcela da ajuda.

Da quantia arrecadada por meio de doações ao Fundo de Defesa Civil, R$ 14 milhões foram destinados para o pagamento do Auxílio Reação e R$ 15 milhões para a compra de terrenos nos municípios mais atingidos pelas chuvas. O restante, cerca de R$ 5 milhões, será utilizado conforme necessidade da população, explica Emerim. "Este valor doado ao Fundo é destinado à população catarinense afetada. O dinheiro não será aplicado em infraestrutura pública, mas sim no atendimento às pessoas", destaca.