Badesc fecha R$ 26,1 milhões em contratos com empresas atingidas por desastres

A linha de crédito do Badesc Emergencial, criada em março de 2011 para atender os empresários que tiveram seus negócios atingidos por algum desastre, como as chuvas e cheias no Vale do Itajaí, completa 1 ano e seis meses de implantação com 88 contratos realizados, que somam R$ 26,1 milhões. Em 2012, quando passou a auxiliar a região Oeste de Santa Catarina devido à estiagem, foram assinados 42 contratos, no valor total de R$ 12,2 milhões.

Fonte: SECOM SC

A linha de crédito foi criada para ajudar na manutenção das atividades econômicas dessas empresas, para que a cadeia de negócios e produção do Estado seja minimamente afetada em casos de desastres. “Na maioria dos casos, são micro e pequenas empresas que usam esse recurso para capital de giro, honrando compras realizadas com fornecedores ou outros pagamentos”, afirma o presidente da Agência de Fomento o Estado de Santa Catarina (Badesc), Nelson Santiago.

O percentual de juros do empréstimo é a Taxa de Juros à Longo Prazo (TJLP – hoje em 5,5% ao ano), mais 9% ao ano para empresas diretamente atingidos, e de 10% ao ano para quem foi indiretamente prejudicado. Os valores podem ser entre R$ 30 mil e R$ 500 mil, com até 12 meses de carência (período durante o qual são pagos somente os juros), e 36 ou 48 meses para amortização.

Para o empresário poder adquirir empréstimo pela linha de crédito do Badesc Emergencial, é preciso que a empresa esteja instalada em município abrangido por decreto de Estado de Calamidade Pública ou de Situação de Emergência, reconhecido pela Secretaria Estadual da Defesa Civil. A empresa também precisa ter sido atingida diretamente ou indiretamente pelos problemas causados pelo desastre. Essa avaliação é feita com base no laudo da Defesa Civil municipal que, no caso da estiagem, implica a qual setor econômico pertence o negócio. “Usamos o critério de que se é primário, é diretamente atingida, enquanto os demais são, quase todos, indiretamente”, explica Santiago.

Em 2011, quando apenas empresas atingidas pelas chuvas e enchentes realizaram empréstimos, foram liberados R$ 13,9 milhões em financiamentos para 46 empresas de 13 municípios catarinenses. Em 2012, o valor total foi de R$ 12,2 milhões, para 42 empresas, de 28 cidades. O município de Brusque, com 12 contratos, foi o que teve mais empresas atendidas, seguido por Blumenau com 7.

Informações adicionais:
Patrícia Pinheiro