Capivari de Baixo recebe ambulância para atendimento emergencial em acidentes com Produtos Perigosos

p1020192

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil, do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre desastres (Ceped Ufsc) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), participaram da solenidade de entrega de uma ambulância ao município de Capivari de Baixo, na quinta-feira (24), para atendimento do projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em acidentes com Produtos Perigosos na BR- 101, trecho sul do Estado. O evento integrou a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, que aconteceu de 18 a 24 de maio.

Para o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, a ambulância entregue ao Corpo de Bombeiros vai auxiliar no atendimento à população exposta aos riscos da BR 101 Sul. “a decisão conjunta das entidades envolvidas no projeto, de a ambulância ficar em Capivari de Baixo, é devido à proximidade do município com a BR” destacou.

Segundo o diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre desastres, Antonio Edésio Jungles, a BR 101 Sul é um corredor expressivo no transporte de cargas com produtos perigosos, pois atende setores vitais do país como à indústria, comércio, agricultura entre outros. “O trecho sul da BR-101, onde ocorre o transporte dessas cargas, possui uma posição estratégica de integração com outros estados e países, devido à existência de grande quantidade de portos e indústrias de diversos setores na região” ressaltou.

O Projeto visa à estruturação de um sistema integrado de primeira resposta e resposta especializada, para atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos, de modo a prestar socorro e assistência às vítimas, de uma forma rápida e eficiente.