Centro de Treinamento de Desastres é inaugurado em Xanxerê

Na tarde desta sexta-feira (18), o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, e o diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, participaram da inauguração de ampliação do Centro de Treinamento de Desastres do Corpo de Bombeiros Militar do município de Xanxerê. A Defesa Civil Estadual destinou R$ 107 mil para a expansão da pista de intervenção em áreas deslizadas, para simulação de situações de soterramento.

O Centro inaugurado em 2004, já havia recebido os recursos da Defesa Civil de Santa Catarina. O local tinha primeiramente o objetivo de formar cães de resgate de vítimas. Foi construído um anexo com escritório, refeitório, cozinha e banheiros, além do aumento da pista de intervenção em áreas deslizadas, e reestruturação da pista de busca em estruturas colapsadas. Os cursos de formação terão, com o aumento do alojamento, a capacidade de formação de dez alunos.

Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros entregou à equipe da Força Tarefa equipamentos para as operações, como barracas, kit de ração humana e de comunicação pessoal. Para auxiliar em situações de deslizamento, foi adquirida uma miniescavadeira, para ocaso de soterramento de vítimas. A máquina é especializada na retirada de pessoas de escombros.