Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres tem papel fundamental no combate à pandemia

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e as estruturas regionais estão se mostrando essenciais nas ações de acompanhamento, planejamento e combate ao coronavírus em Santa Catarina. Dentro da estrutura do Cigerd Estadual, localizado em Florianópolis e administrado pela Defesa Civil Estadual (DCSC), está instalado o gabinete de crise do Governo do Estado e a estrutura do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretaria de Estado da Saúde, que está a frente das ações.

Desde o início da operação os procedimentos descritos no protocolo de ação do Cigerd, que entrou em vigor em julho de 2019, estão em uso e colocando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) como órgão coordenador das ações.

Foto: Flávio Jr, Ascom DCSC

O acionamento do Cigerd ocorreu no dia 14 de março quando foi deflagrada a “Operação COVID 19 SC” em nível 2 (código laranja), em apoio às ações do Coes. Em seguida, desde o dia 18 de março, a operação foi elevada ao nível 3 (código vermelho).

“No Centro Integrado de Operações (CIOP) são realizadas duas reuniões diárias de modo presencial e virtual com os membros de ligação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que engloba todas as estruturas do Governo, para deliberação de demandas e prioridades de cada instituição para o andamento da operação”, comentou o diretor de gestão de desastres, Aldrin de Souza.

Núcleo de Inteligência

O trabalho de monitoramento da pandemia teve início antes do início da operação, em dezembro de 2019, quando a Defesa Civil acompanhou o agravamento da situação no mundo e os preparativos para a deflagração das ações de combate ao novo coronavírus.

Dentro desta lógica, o Núcleo de inteligência Analítica da DCSC intensificou as atividades em busca de dados sobre o efeito da pandemia em outros países e realizou projeções de possíveis cenários no território catarinense para dar embasamento para as equipes de trabalho.

Apoio Operacional

Em apoio a Operação foi estruturada na Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) uma equipe de apoio logístico para suprir as demandas apontadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e demais estruturas do Governo do Estado. O objetivo é a busca de fornecedores, doadores, equipamentos, insumos e voluntários.

“Essa equipe congrega esforços da sociedade civil, empresariado e busca soluções alternativas diante da dificuldade de aquisição de insumos causada pela  escassez em âmbito global de respiradores, EPIs e profissionais especializados” explicou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr.

Ele reforça que as estruturas de Governo estão trabalhando de forma conjunta no enfrentamento da pandemia. “O principal foco do Governo do Estado é preservar vidas e reduzir os prejuízos atendendo da melhor forma os catarinenses”, finalizou.

Estruturas Regionais

Em todas os centros integrados de gerenciamento de risco e desastres regionais estão sendo realizadas ações de apoio aos municípios no combate ao coronavírus. No Cigerd de Itajaí que engloba onze municípios as ações estão em conjunto com a Rede de Pesquisa e Estudo sobre Risco e Desastre na Foz do Rio Itajaí (REPEDfri). O grupo engloba profissionais da Universidade do Vale do Rio Itajaí (Univali), Universidade do Estado de SC (Udesc), Instituto Federal de SC (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

“Grupos de trabalho foram montados para dar suporte ao trabalho do Grupo de Ações Coordenadas da Região”, comentou o coordenador regional da DCSC de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso. “Dentre os trabalhos temos o mapeamento de dados e fontes oficiais para acompanhar o avanço e o impacto do vírus nos municípios que compõem a Foz do Rio Itajaí. Da mesma forma, existe uma equipe de trabalho do IFSC realizando a produção de máscaras face shield”, diz.

Bazanella completa que a parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL) está sendo importante na construção de um Plano de Contingência destinado aos bares e restaurantes. O objetivo de garantir a segurança sanitária nos estabelecimentos com a padronização de procedimentos sanitários.

Já no Sul do Estado, o Cigerd regional de Tubarão busca prestar apoio aos municípios e, assim como as outras estruturas regionais, serve de ponte com o comando da Operação no Cigerd Estadual. “A fiscalização é uma ponte forte com as denúncias de descumprimento de medidas sanitárias sendo fiscalizadas pelas autoridades responsáveis”, disse o coordenador regional da DCSC de Tubarão, Anderson Martins. Na regional também está sendo desenvolvido um trabalho em conjunto com  a Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) para ações de prevenção e divulgação de dados e informações aos gestores municipais.

O Cigerd regional de Xanxerê também está em ação com o GRAC regional prestando apoio a Secretaria de Estado da Saúde, que de acordo com o protocolo é a agência líder da Operação. “Realizamos o levantamento de dados e informações para o plano de contingência dos município para o enfrentamento ao Covid-19”, explicou o coordenador regional da DCSC, Luciano Peri. Segundo ele, as ações de monitoramento da situação da estiagem também foram intensificadas devido ao risco de falta de água que também pode afetar na resposta ao novo coronavírus.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC