Chuva forte deixa 348 desabrigados e rodovias interditadas na região Sul do Estado

Até às 12 horas deste sábado (12), o nível do rio Araranguá está a 2,66 metros acima do nível normal, segundo informações do coordenador regional de Defesa Civil, sargento Djalma Santos Niles. No município, há cerca de 332 desabrigados e 48 desalojados. Em Turvo, devido às chuvas, há 1.200 pessoas isoladas na área rural, a qual envolve oito localidades. Em Ermo, 16 mulheres e crianças estão desabrigadas.

Na BR 101, o Km 404, na altura de Maracajá, o trânsito flui de forma alternada, com desvio pelo viaduto. Nas rodovias estaduais, os trechos interditados são: SC 449, no Km 29, entre Meleiro e Araranguá; SC 450, Km 34,8 a 35,1, entre Piritu a São João do Sul; SC 466, Km 71,8, acesso a cidade de Itá.

O alerta de chuvas da Defesa Civil para a região Sul permanece até domingo (13), conforme previsão da Epagri/Ciram. A instabilidade permanece intensa com a presença de um sistema de baixa pressão em SC e RS, mantendo a chuva moderada a forte no Sul do Estado. No Litoral Sul, o volume de chuva até o domingo deve chegar a 150mm, com alagamentos e risco para deslizamentos. Associado a chuva forte ocorrem trovoadas e temporal com descarga elétrica.

Ainda conforme a Epagri/Ciram, as ondas altas e o mar agitado no RS e Sul de SC mantém o empilhamento de águas na costa, aumentando a condição de alagamentos em áreas ribeirinhas, dificultando e até impedindo o escoamento dos rios até a próxima segunda-feira (14). Entre sábado e domingo a tabua de marés indica 70 centímetros, ao meio-dia de sábado, e 1,0 metro na madrugada de domingo, para o Litoral Sul catarinense.

Na costa catarinense o vento de sul sudeste, mantém o mar agitado com ondas altas, entre 2,5 e 3,5m. A agitação marítima persiste a até o próximo domingo.

Os dados atualizados da Defesa Civil podem ser acompanhados pelo site www.defesacivil.sc.gov.br . A previsão do tempo é possível acompanhar no site http://ciram.epagri.sc.gov.br o monitoramento de dados dos valores da chuva e a previsão no link Plantão meteorológico.