Chuva forte provoca uma morte no Sul de Estado

A forte chuva de sexta-feira, dia 13 de novembro, e sábado, dia 14, na região Sul do Estado, provocou a morte de uma pessoa e causou prejuízos em, pelo menos, quatro municípios catarinenses. Em Orleans, Erildo Martins Ricardo, de 46 anos, morreu afogado após ser arrastado pela correnteza da chuva enquanto limpava um bueiro. Ele foi achado, por volta das 20h de sexta, em um córrego do bairro São Jerônimo, onde residia.

De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Djalma Santos Niles, no município de São Ludgero dois aviários foram atingidos pela chuva e um forte vendaval. Em Armazém, duas casas foram afetadas, 12 pessoas ficaram desalojadas e 3 desabrigadas. “Estamos monitorando ainda o nível do rio Araranguá, que está 1,40 metro acima do nível normal. O nível de alerta é em torno de 1,90m", explica. Em Braço do Norte, informa Niles, foram registrados pontos de alagamentos em algumas casas.

A previsão da Epagri/Ciram é de chuva até domingo (15). Neste sábado, a entreda de uma frente fria, no Litoral Sul do Brasil, mudou o tempo já pela manhã, provocando chuva do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, poderá ocorrer da tarde para noite.

No domingo (15), a frente fria próxima do Litoral catarinense mantém o tempo instável com muita nebulosidade e condições de chuva em boa parte do dia. A temperatura diminui devido a cobertura de nuvens e o vento que vira Sul, com rajadas de 50 a 65Km/h no Litoral.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.