Coordenadores regionais discutem formas de prevenção e atuação em áreas de risco na capacitação

p1000243

O início do segundo módulo do Programa de Capacitação dos coordenadores regionais de Defesa Civil tratou nesta quarta-feira (28), as principais formas de prevenção e gerenciamento de desastres para atuar em áreas de risco. O curso possibilita, durante as aulas, a troca de experiência entre os coordenadores, além de participarem de uma simulação de planejamento em situação de desastre. O curso segue até a quinta-feira (29) e acontece na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Pela manhã, o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, ministrou palestra sobre as inundações e suas consequências, comparando com histórico das principais cheias no Estado. Foram debatidas técnicas de ações preventivas, como desobstrução de mananciais assoreados e drenagem. O conteúdo programático também contempla os eventos adversos como granizo, vendaval, estiagem e deslizamento, que são os desastres que mais atingem o Estado e serão discutidos nos próximos módulos.

O secretário adjunto da Defesa Civil do Estado, major Márcio Luiz Alves, apresentou a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, data comemorativa que ocorre em maio e integrará as regionais na coordenação de eventos pelo Estado. No período da tarde, os coordenadores tiveram a oportunidade de simular uma situação de desastre, exercício ministrado pelo diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, que mostrou os principais mecanismos para gerenciamento de ações durante um desastre.

Para a quinta-feira (29), o módulo será focado no planejamento em Defesa Civil. Serão repassadas formas de como elaborar um plano de contingência, a partir do modelo da Defesa Civil Nacional, de como produzir mapas de risco e realizar um planejamento operacional, entre outros temas. Pela tarde, acontece a realização de vistorias, para avaliar a forma e técnicas de análise utilizadas. A previsão para o próximo módulo é 25 e 26 de abril.