Coordenadoria Regional de Canoinhas auxilia no reconhecimento de áreas de risco em Caçador

dson_e_bosotto O Coordenador Regional de Defesa Civil de Canoinhas, Édson Antocheski, está auxiliando a Coordenadoria Municipal de Caçador na realização do reconhecimento das áreas de risco na cidade. O trabalho iniciou neste mês de março e está sendo coordenado pelo diretor municipal de Defesa Civil, Sérgio Bisotto. Até o momento, foram identificados 12 pontos potencialmente perigosos na área urbana, sendo que os principais integram as encostas de morros e a região central afetada pelo assoreamento dos rios Peixe e Caçador.

De acordo com Antocheski, se aumentar a vazão do córrego que corta os rios afetados pelo assoreamento, através de uma limpeza e dragagem, o problema é solucionado em 90%. “Caçador já recebeu 50 mil reais da Defesa Civil do Estado para resolver a obstrução dos rios, valor que está sendo implementado. Porém, outros investimentos serão necessários para alargar o escoamento do córrego. Vamos orientar o município na elaboração do projeto para a captação de recursos”.

No caso das áreas de risco localizadas nas encostas, a principal preocupação da defesa civil local é para as recorrentes rajadas de vento que afetam as comunidades que habitam estas áreas. Durante o levantamento das informações, também foi constatada a necessidade de substituição de cinco pontes na cidade, que podem ser danificadas em caso de enxurradas. Nas próximas semanas, serão analisadas as áreas rurais e dimensionado o valor do investimento por parte do município.

Na quarta-feira (21), o coordenador regional visitará o município de Rio das Antas para acompanhar a situação de emergência ocasionada pelo fenômeno da estiagem.