Coordenadoria regional de Itajaí desenvolve maquete para análise da percepção de risco no município

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da coordenadoria regional de Itajaí, em parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMAR) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está desenvolvendo uma maquete para obter a percepção das zonas de risco na cidade. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), na CTTMAR, com o objetivo de projetar a produção da ferramenta para ampliar a análise da região no âmbito da proteção e Defesa Civil.

Para o coordenador regional de Defesa Civil de Itajaí, Eliezer Cardoso, a maquete permitirá uma análise geral das zonas mais críticas no município de Itajaí quanto ao risco de desastre. "Com isso, conscientizar as comunidades que vivem nesses locais será mais fácil, pois a partir da melhoria na qualidade das informações obtidas, a análise do risco poderá ser transformada em comunicação específica às pessoas".

A maquete será construída em isopor e deve conter o destaque de prioridades na percepção do risco quanto ao relevo, bacia hidrográfica, entre outros. Para as próximas reuniões serão convidados a coordenadoria municipal de Defesa Civil de Itajaí, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Urbanismo, para definir os critérios e ações que o projeto deverá apresentar na forma física.