Curso a distância capacitará agentes para operar novo sistema de solicitação de recursos

Brasília – Já estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o Curso de Capacitação à Distância para Gestores de Defesa Civil. Promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, o treinamento instruir agentes de defesa civil para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

O S2ID vai informatizar o processo que envolve desde a etapa de solicitação de reconhecimento federal até a fiscalização e a prestação de contas dos recursos repassados.

Gestores e operadoresde defesa civil de estados e municípios, público-alvo da capacitação, serão responsáveis pela inserção de informações no sistema, preenchimento de dados relativos a desastres, e solicitação do reconhecimento federal das situações de emergência ou dos estados de calamidade pública decretados nos estados e municípios.

O sistema já está em funcionamento para pedidos de reconhecimento, e sua utilização será obrigatória a partir de 1º de janeiro de 2013 para todo o território nacional, quando nenhuma solicitação será mais aceita por meio físico (formulário de Avaliação de Danos -AVADAN – em papel).

O curso será oferecido na modalidade de educação a distância (EaD) e tem início previsto  para novembro de 2012. As inscrições são gratuitas e seguem até o próximo dia 25 pelo portal www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/s2id

Ferramenta vai substituir formulário de solicitação de reconhecimento federal das situações de emergência ou dos estados de calamidade pública, em todo território nacional, a partir de janeiro/2013.