Curso de agentes de Defesa Civil acontece no Oeste e Planalto Serrano

Nesta semana, de 23 a 27, a Defesa Civil Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove curso de capacitação de agentes da Defesa Civil dos municípios das Secretarias Regionais de Itapiranga, Palmitos, Lages e São Joaquim.

A cada semana, até o dia 18 de dezembro, serão realizadas aulas em duas regionais, para fechar o cronograma que irá atender as 36 secretarias. Alguns encontros, conforme o número de municípios na Regional, contarão com a participação de mais de uma SDR. Durante as inscrições, foram disponibilizadas duas vagas por município, voltadas a funcionários efetivos das prefeituras e coordenadores municipais de Defesa Civil.

“Os desastres quando ocorrem, ocorrem no município, afetando as comunidades. Por isso, precisamos capacitar agentes que possam atuar diretamente com esta população. O treinamento pretende conscientizar e delinear as quatro linhas de ações do órgão: prevenção, preparação, resposta e reconstrução”, explica o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves.

O curso, que nas SDRs Itapiranga, Palmitos, Lages e São Joaquim segue até sexta-feira (27), foi desenvolvido em duas etapas, com 40 horas de aulas expositivas e transmissão de conteúdo de forma presencial, e 40 horas de aulas online, no ambiente virtual de aprendizagem.