DCSC 49 anos: Exposição marca abertura de Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

Colaboradores participaram na tarde desta quarta-feira da abertura da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil. Neste dia 18 de maio, a Defesa Civil de Santa Catarina celebra 49 anos de existência.

A Semana Estadual da DCSC acontecerá de 18 a 24 de maio, e a programação conta com eventos presenciais e virtuais, sendo alguns destinados para a população, para entidades e órgãos, e outros para servidores e colaboradores da Defesa Civil.

Foi aberta a Exposição de Defesa Civil, que expõe um acervo de objetos históricos dedicados à  história de proteção. Alguns objetos, como capacetes, foram utilizados durante a II Guerra Mundial em países como EUA e Inglaterra. A exposição é fruto de uma parceria entre Defesa Civl e Fecam, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC ). A atividade é realizada no hall de entrada da DCSC e é aberta ao público.

Entre as atividades internas estão previstas lives do Programa Defesa Civil na Escola com o tema de Conhecimentos Básicos e Gerais de Proteção e Defesa Civil; a Aula Magna do curso de Geotecnia Aplicada às Ações de Proteção e Defesa Civil, na modalidade educação a distância; e o Workshop sobre Governança de Dados.

“Queremos agradecer a cada um dos participantes e colaboradores que ajudam a construir a DC ao longo desses 49 anos”, disse o secretário chefe da Defesa Civil, David Busarello. “O objetivo é fortalecer a percepção de risco e preparar os catarinenses para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades. Nosso foco é trabalharmos de forma integrada, dessa forma, conseguimos reconstruir áreas afetadas pelos mais diversos eventos hidrometeorológicos e climáticos em nosso Estado”.