Defesa Civil anuncia na SDR Araranguá ajuda aos municípios do Extremo-Sul

O diretor de Resposta aos Desastres da Secretaria da Defesa Civil, Aldo Baptista Neto, participou de reunião nesta segunda-feira, 28, na Secretaria Regional de Araranguá, em que anunciou ajuda aos municípios do Extremo-Sul catarinense atingidos pela estiagem. Os principais financiadores dos recursos – o Fundo de Estado da Defesa Civil e Defesa Civil Nacional – serão disponibilizados aos municípios, de acordo com a necessidade de cada um, afirmou o Neto.

Atendendo à solicitação do secretário Regional Heriberto Afonso Schmidt, o diretor ouviu a explanação de cada município e verificou a necessidade dos mesmos em relação ao abastecimento de água para consumo humano. Os recursos serão utilizados para a compra de tanques de água com reservatórios de 5 e 10 mil litros, locação de caminhões pipa de 10 mil litros de água potável, garrafões de água de 5 litros cada e pastilhas potabilizadoras de água.

"Desde que iniciaram as decretações de emergência em todo o estado, em dezembro de 2011, ocorreu uma união de esforços e o Governo estabeleceu uma linha divisória de ações da estiagem. A parte econômica, voltada para o abastecimento de água para agricultura e agropecuária, ficou sob a competência da Secretaria de Estado da Agricultura, e o consumo humano, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Defesa Civil”, explicou o major.

O secretário Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, agradeceu ao pronto atendimento da Defesa Civil Estadual. “Esperamos que, em breve, a situação volte ao normal nos municípios da região”, disse Schmidt.

Participaram da reunião o diretor-geral da SDR, Agenor Biava; o presidente da Amesc e prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira; o prefeito de Balneário Gaivota, João Alberto Bonamigo; o prefeito de Jacinto Machado, Antônio João de Fáveri; o prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette; o prefeito de Praia Grande, Valcir Darós; o prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin; a prefeita de Santa Rosa do Sul, Geci Casagrande; o prefeito de Sombrio, José Antônio Tiscoski da Silva; o presidente do Samae Ernani Palma Ribeiro Filho; o presidente da Fama, Paulo Simon; secretários municipais de Administração e Finanças e técnicos das defesas civis municipais.