Defesa Civil atua em Jaguaruna

Mais três kits de transposição (ponte) da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) foram instalados no município de Jaguaruna, no Sul do Estado. NEsta ação foram beneficiadas as comunidades de Sanga Grande Baixa, Morro Azul e Morro Bonito. Os kits substituíram pontes danificadas por uma forte enxurrada.

São milhares de pessoas beneficiadas diretamente e as estruturas vão melhorar a qualidade de vida das comunidades, como conta o morador da localidade de Sanga Grande Baixa, Elisandro Bosqueti. “A situação era problemática. A chuva arrancou todas as tábuas da ponte antiga, mas agora vai ser uma beleza e não tem mais perigo de ônibus cair”, comentou.

Finalização da estrutura com a protenção da estrutura. Foto: Flávio Jr, Ascom.

O Prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montino da Costa, destacou a ajuda do Governo do Estado, através da DCSC. “Primeiro quero agradecer o apoio prestado pela DCSC após o evento que trouxe muitos problemas no município.  As pontes antigas provocavam transtornos diretos e agora com o apoio total da DCSC esta realidade está mudando”, ressaltou.

Já o Chefe da DC SC, João Batista Cordeiro Júnior, explicou que as estruturas foram instaladas acima da cota de inundação e possuem a capacidade para 20 toneladas. “são pontes com dimensão maior que as anteriores que evitam o estrangulamento dos rios e problemas com enxurradas”, disse. João Batista reforçou que o principal foco da DCSC é o apoio aos municípios com uma resposta rápida e soluções definitivas. “É mais uma ação para a mitigação de desastres com uma estrutura que é melhor que a anterior e com muito mais segurança para a população”, finalizou.

No total a DCSC já instalou mais 400 estruturas em todo o Estado. Apenas nos kits montados em Jaguaruna foram investidos R$ 253.400,38.

Instalação da nova estrutura ao lado da antiga ponte precária. Foto: Flávio Jr DCSC.