Defesa Civil atuará na prevenção da Influenza A

O diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e o coordenador do projeto de Produtos Perigosos do órgão, major Emerson Emerim, reuniram-se nesta sexta-feira (3) com os representantes das Agências Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Telesmagno Neves Teles, e Brasileira de Inteligência (ABIN), André Castello Branco e Dorival Xavier, para discutir trabalhos de atuação da Defesa Civil no combate à Influenza A (H1N1), que já contaminou 56 pessoas em Santa Catarina, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde no final desta tarde.

No encontro, ficaram definidas as estratégias de controle para prevenção: incluir a distribuição de panfletos durante as operações de fiscalização no transporte de produtos perigosos; realização de nova operação em Dionísio Cerqueira, específica sobre a Influenza A; e necessidade de elaboração de um projeto catarinense que envolva os órgãos estaduais e municipais. Estas propostas serão apresentadas em reunião com o Comitê Estadual de Influenza na semana que vem. As ações ocorrerão a partir de aprovação do grupo.

De acordo com o diretor de Defesa Civil, a prevenção é essencial para evitar novas contaminações. “É importante iniciarmos um trabalho integrado no Estado, pois tudo indica que este pandemia pode ser intensificar”, afirma. O órgão ainda estuda a possibilidade de criação de um cartilha educativa sobre a doença.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar Rodoviária, do Conselho Regional de Química, Secretaria de Estado da Fazenda, Departamento Estadual de Infraestrutura, Polícia Rodoviária Federal, Vigilância Sanitária Estadual e Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de SC. Todos estes participam do projeto de Produtos Perigosos, da Defesa Civil.