Defesa Civil busca agilidade em Brasília

Buscar recursos para projetos de proteção civil e agilidade nas ações junto aos municípios catarinenses foram os principais objetivos do Secretario de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior que cumpre intensa agenda em Brasília.

O primeiro encontro foi com o diretor do departamento de obras hídricas, Stanley Rodrigues Bastos, na busca de viabilizar recursos dos termos de compromissos vigentes. Da mesma forma apresentar  o Plano Diretor de Prevenção de Riscos e  Desastres de Santa Catarina.

Já na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o encontro foi com a diretora do departamento de articulação e gestão, Karine Lopes, e com o Diretor do Departamento de Obras de Proteção e DC, Paulo Falcão. O Secretário destacou o fortalecimento das ações de capacitação e educação que estão sendo implementadas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) e aproveitou para sanar questões sobre prazos de execução dos planos de trabalho enviados ao Governo Federal.

WhatsApp Image 2019 03 27 at 08.54.17

Reunião no Ministério da Integração (FOTO: Divulgação)

“Nossa principal estrutura de proteção e Defesa Civil é a Barragem de José Boiteux e ela precisa de cuidados urgentes”, comentou João Batista ao informar a busca para o impasse que envolve a estrutura. Segundo ele, concomitantemente com a construção de novas estruturas de proteção e defesa civil é necessário manter em perfeitas condições as existentes. “O investimento em novos projetos deve privilegiar além das grandes obras, as ações de prevenção, preparação e mitigação, completou.

Em seguida,  em reunião com a coordenadora geral de restabelecimento e reconstrução, Rosilene Cavalcanti, a conversa foi voltada para a SC 108 e para o aprimoramento do plano de trabalho para captação de recursos para reconstrução da rodovia que permanece interditada.

WhatsApp Image 2019 03 27 at 11.36.35

Visita ao CENAD em Brasília. (FOTO: Divulgação)

Ainda na Capital Federal também foi realizada visita cortesia ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Durante reunião com o coordenador geral de gerenciamento de desastres, Cel Aldo Baptista Neto, o secretário tratou dos alinhamentos entre a SDC e o CENAD.

A última agenda foi no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) onde foi solicitada agilidade no licenciamento de obras de contenção de cheias.