Defesa Civil comemora o sucesso do Seminário sobre Barragens e mudanças climáticas

Considerado um sucesso, o “Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como Estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD)”, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina, reuniu cerca de 300 pessoas. O evento foi realizado no Campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no bairro Pedra Branca, em Palhoça.

IMG 6614

Cerimônia de Abertura do Seminário. FOTO: Flávio Jr – ASCOM DCSC

Durante dois dias foram debatidas as mudanças climáticas no desencadeamento de desastres naturais e humanos, além de eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. O Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr, agradeceu todas as entidades parceiras que apoiaram a realização do evento e destacou que devemos nos preparar para todas as situações que os catarinenses possam estar expostos. “A mudanças climáticas estão a cada dia trazendo mais reflexos para a vida das pessoas e essas mudanças resultam também nos grandes eventos climatológicos”, comentou João Batista. Para ele, devemos buscar ações para tentar reduzir os impactos causados ao meio ambiente e trabalhar em ações para minimizar os impactos futuros na sociedade catarinense. “Temos que construir a cada dia uma sociedade resiliente”, completou.

IMG 6523

Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil. FOTO: Flávio Jr ASCOM DCSC

Segundo o palestrante Dr. Alberto Sayão, que falou sobre as barragens de rejeito, a iniciativa catarinense foi muito importante. “Foi muito oportuno mais esse evento sobre o assunto tentando esclarecer muitas dúvidas da população e dos técnicos das defesas civis municipais sobre barragens”, disse. Para ele, o Estado está se preparando para eventualidades futuras que envolvam barragens.

O Seminário foi um grande palco para o aprendizado. Além dos debates também foi promovida a exposição de “cases”, práticas e lições aprendidas. “Ao término do seminário de proteção e defesa civil podemos afirmar que alcançamos o objetivo proposto de discutir assuntos atuais e de suma importância para a sociedade como um todo”, acrescentou o Diretor de Gestão de Educação e Capacitação da DC SC, Alexandre Corrêa Dutra. Segundo ele, a defesa civil mais uma vez trouxe profissionais  expoentes e se mantém como  destaque no cenário nacional por trazer um debate atual para a comunidade.

Outro ponto alto foi a homenagem e reconhecimento da Defesa Civil aos ex coordenadores regionais que foram agraciados com a Medalha do Mérito da Defesa Civil pelos serviços prestados.

O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico junto com a Defesa Civil. Dentre elas: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense ( IFC), Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – (ABMS – Núcleo Paraná/Santa Catarina) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD). O evento é realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Todas as palestras e debates estão disponíveis na página do Youtube da Unisul Virtual através do link: https://youtu.be/iLivzfQMS6k