Defesa Civil confirma dois óbitos em Itajaí devido à chuva de domingo

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) confirmou na tarde desta segunda-feira (9) dois óbitos causados pelas chuvas do último domingo (8), que atingiram quatro regiões do Estado. Em Itajaí, na localidade de Brilhante 2, após o rompimento de uma barragem pela forte chuva na tarde de domingo, um carro que passava por uma ponte foi arrastado pela água, provocando a morte de Bernadete Búrigo, 34 anos, e Matheus Thomaz, 7 anos. O motorista do veículo conseguiu escapar.

De acordo com a Defesa Civil de Itajaí, o Instituto Médico Legal (IML) liberou os corpos na manhã desta segunda-feira e foram encaminhados para Brusque. Ambos serão sepultados ainda nesta tarde.

O DEDC já confirmou dois tornados, um em Turvo, no Sul do Estado, e outro em Ponte Alta, na Serra catarinense. Houve ainda ocorrência de problemas em mais 11 municípios: Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Bocaina do Sul e Porto Belo. O número de desabrigados e desalojados é de 367, sendo 106 desabrigados e 261 desalojados.

Ponte Alta já encaminhou o pedido de situação de emergência à Defesa Civil. A Prefeitura de Camboriú informou que irá pedir a prorrogação da situação de emergência, que o município já possui desde novembro de 2008.

Alerta – A Defesa Civil mantém o alerta até quarta-feira (11) devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o Litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.