Defesa Civil de Santa Catarina entrega mais seis pontes

Apenas este mês o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou a entrega de seis kits de transposição (pontes). As estruturas foram instaladas nos municípios de Rio Negrinho, Garuva, Pedras Grandes, Nova Veneza, Corupá e Jaraguá do Sul. As novas pontes substituíram estruturas que foram danificadas por fortes enxurradas e garantiram mais segurança para a circulação dos moradores das localidades beneficiadas. Nestas ações foram investidos R$ 660.961,05. A última estrutura foi instalada, na última quarta-feira (12), na localidade de Rio Cerro I, em Jaraguá do Sul, onde foram investidos R$ 103.523,86.

Instalação da Estrutura em Jaraguá do Sul. Foto: Flávio Jr/DCSC

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Elias de Lima, a comunidade sempre sofria em períodos de enchente ampliando o deslocamento dos moradores em dezenas de quilômetros, já que a ponte antiga era sempre levada por enxurradas. “É de grande importância porque a nossa região tem poucos acessos, pontilhões estreitos e de madeira. Essa ponte vai proporcionar mais segurança para os moradores e para as crianças que utilizam o transporte escolar. Estamos animados com a comunidade sendo contemplada com essa belíssima ponte, que também liga ao bairro vizinho Rio da Luz”, completou.

A ponte antiga tinha apenas seis metros de comprimento e provocava o estrangulamento e por consequência o represamento do rio que ocasionava alagamentos. A DCSC realizou estudo hidrológico no local e a avaliação apontou que a largura e altura da ponte deveriam ser ampliadas. “De forma preventiva instalamos um kit de transposição com 15 metros de comprimento e um metro e meio acima da cota de inundação para garantir que a estrutura suporte eventos extremos com até 50 anos de recorrência”, explicou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr. De acordo com ele, essa iniciativa do Governo do Estado representa um cuidado também com as infraestruturas afastadas dos grandes centros. “É um investimento em todo território catarinense que além de grandes obras, está focado nas estradas vicinais por onde escoam as riquezas produzidas em Santa Catarina”, finalizou João Batista.

Estrutura Finalizada em Jaraguá do Sul. Foto: Flávio Jr/DCSC

A DCSC já realizou a instalação de 407 Kits de transposição de concreto em todas as regiões do Estado. O projeto prevê a parceria com os municípios que ficam a cargo apenas da construção das cabeceiras. A DCSC realiza o transporte e montagem das estruturas pré-moldadas. A ação é destinada para o apoio de reconstrução após por fortes eventos climáticos que venham a danificar ou destruir pontes.