Defesa Civil de SC propõe em Brasília treinamento para voluntários

major_mrcioO diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina, major Márcio Luiz Alves, disse, durante reunião da Câmara em Brasília nesta terça-feira (31), que Santa Catarina está iniciando um programa de treinamento de voluntários para atuarem em momentos de crise. Segundo ele, a partir da solidariedade dos brasileiros com a população do Estado, muito se aprendeu sobre essa atuação, e a experiência pode ser repassada para outros locais. "Não basta termos pessoas dispostas a irem socorrer as vítimas, precisamos de treinamento e segurança para elas", disse.

Embora tenha ressaltado a importância dos voluntários que foram a Santa Catarina, o major disse que alguns não estavam em condições de ajudar, por falta de treinamento, o que acabou prejudicando a Defesa Civil. Ao todo, 12 mil pessoas se inscreveram para ajudar.

O deputado Rodrigo Rollenberg ressaltou que, a partir da discussão realizada hoje, será possível reaparelhar a Defesa Civil para prevenir novas catástrofes.

Ao encerrar a comissão geral que debateu a atuação da Defesa Civil, o deputado Paulo Bornhausen resumiu as propostas apresentadas durante a reunião. Além da formação de voluntários, foram propostos um fundo permanente para a Defesa Civil; uma carreira de agente da Defesa Civil nos três níveis da Federação; a obrigatoriedade da Defesa Civil em todos os estados e municípios; e o apoio a um centro nacional de referência em climatologia e prevenção a desastres.

Segundo ele, também é necessário combater a burocracia no atendimento a essas calamidades. Bornhausen, que é autor do projeto que originou a lei do trabalho voluntário (Lei 9.608/98), disse que será preciso rever outras legislações para tornar mais direto o atendimento, e propôs que a Câmara estude o assunto.

Agência Câmara