Defesa Civil de SC representa os estados do Sul

Foi realizada neta quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, a reunião entre o presidente do Conselho dos Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) e os coordenadores das regiões. O Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, participou do encontro representando os estados do Sul.
Dentre os assuntos, foram discutidos o estatuto do Conselho e as necessidades dos estados que serão repassadas para a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a criação de uma Frente Parlamentar de Defesa Civil.

WhatsApp Image 2019 07 18 at 17.37.22

 

Reunião do CONGEPDEC. Foto: Defesa Civil

Ficou definido que os coordenadores das regiões brasileiras promoverão encontros regionais para captar as demandas e apoio para a Frente que será criada. “Será redigida uma carta do CONGEPDEC para o Governo Federal com todos os anseios dos Estados e sugestões de ações que deve ser fomentadas”, comentou João Batista. Segundo ele, dentre os temas estão a estruturação das defesas civis estaduais e que os estados sejam órgãos de apoio da União para a implementação de políticas públicas.

“Durante a reunião criamos grupos temáticos para a discussão sobre os sistemas de alertas, a regulamentação da Lei 12.608 que disciplina a proteção e defesa civil no Brasil e o acompanhamento da implementação das políticas nacionais de segurança em barragens através da legislação pertinente”, completou o Chefe da Defesa Civil catarinense.
A próxima reunião do CONGEPEDEC será realizada, no dia 20 de agosto, em Santa Catarina.