Defesa Civil de SC vai instalar radar meteorológico no Norte do Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina concluiu o processo licitatório para a aquisição do novo radar meteorológico que será instalado na Região Norte do Estado. A empresa vencedora foi Enterprise Eletronics Corporation com o valor de R$3.754.437,33. O objetivo do equipamento é melhorar a cobertura da região, que devido às características de relevo, apresenta micro climas.

O radar meteorológico adquirido é de banda X Doppler, com dupla polarização e transmissor em estado sólido, de última geração. Comparado com radares valvulados Magnetron, os radares em estado sólido possuem uma maior eficiência energética e baixíssimo custo de manutenção.

IMG 5135

O novo radar vai gerar infomações importantes para os metereologistas da Defesa Civil de SC. Foto: Flavio V, Jr Ascom DCSC

O equipamento é capaz de realizar vigilância meteorológica total de uma área geográfica circular com um raio de pelo menos 100 km. Ele possui a capacidade de detectar hidrometeoros (água, gelo, granizo e até neve), com até 50 km de distância é capaz de detectar a velocidade do vento no modo doppler.

A empresa vencedora da licitação é a mesma fornecedora dos radares do Vale (banda S, instalado em Lontras) e do Sul (banda X, instalado em Araranguá).

A Defesa Civil está realizando um estudo de localização para definir o local exato de instalação. Estudos preliminares indicam que o local mais favorável é o Morro das Antenas, no município de Jaraguá do Sul, porém a definição deverá ocorrer nas próximas semanas após testes de interferência eletromagnética.

A aquisição do Radar do Litoral Norte faz parte da estratégia do Estado de Santa Catarina na estruturação de uma rede de radares meteorológicos que já conta com três radares, do Vale (Lontras), do Oeste (Chapecó) e do Sul (Araranguá). 

“Melhorando a qualidade dos nossos alertas estamos preparando a população, o setor publico e também privado para assim em conjunto minimizar os efeitos causados pelos mais diferentes fenômenos meteorológicos”, comentou o Chefe da Defesa Civil de SC, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele, o Radar irá cobrir a maior Região Metropolitana, com mais de 1 milhão e 400 mil moradores e o maior PIB do Estado. A região é freqüentemente afetada por inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

Muitos destes eventos são causados pela circulação marítima que traz nuvens baixas, mas muito carregadas de água e umidade em direção ao continente com relevo bastante acidentado.  O Radar do Vale está a mais de 100 km de distância das principais cidades do Litoral Norte. Nestas distâncias o feixe do radar está acima de 2 km de altitude e não consegue detectar com precisão a chuva provocada por estas nuvens.

O Radar do Norte irá proporcionar um monitoramento mais preciso da chuva, que auxilia na emissão de alertas de deslizamentos e inundações, além de tempestades com granizo e ventos fortes que provocam quedas de árvores, danificação e destruição de residências e queda de energia elétrica.

“Para ter uma ideia, nos últimos três anos a força da natureza causou mais de R$ 815 milhões de prejuízo em Santa Catarina. E o objetivo principal do Governo do Estado vai além de reduzir os gastos, é preservar vidas. Com mais essa ação vamos minimizar as consequências dos desastres naturais”, finalizou João Batista.