Defesa Civil de Tubarão inaugura nova sede

127298-127302-g

Na tarde de quinta-feira (16), o secretário de estado da Defesa Civil Geraldo Althoff e outros integrantes da secretaria, participaram da solenidade de inauguração da nova sede da secretaria de Defesa Civil de Tubarão. O ato que contou com a presença de diversas autoridades, marcou a inauguração do novo espaço.

Fonte: Prefeitura de Tubarão

Desde outubro de 2011, quando foi instituída para atender recomendação do governo do Estado, que também criou o órgão em esfera estadual, a secretaria vem se estruturando para dar respostas cada vez mais rápidas em caso de desastres.  Durante o ato de inauguração, o secretário de Defesa Civil do município, José Luiz Tancredo, ressaltou que a criação do órgão estadual deu novo impulso ao sistema. “O Estado tem dado todo o apoio e já é visível a transformação nos municípios que estão se mobilizando e criando estruturas próprias para dar suporte adequado em caso de catástrofes”, salientou Tancredo.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, enalteceu a iniciativa da prefeitura de Tubarão ao criar e estruturar a nova secretaria. “Muitas vezes o gestor público é medido pelas obras de caráter estrutural que realiza, como se isso fosse o mais importante. Entretanto, o que de fato permanece são as ideias. Defesa Civil não é obra estruturante, é uma nova ação que somente quem tem o espírito de estadista sabe investir”, comentou Althoff.

O vice-prefeito Pepê Collaço lembrou que a história de Tubarão é recheada de momentos críticos e a prevenção merece atenção especial. “Em nossos primeiros dias de governo, enfrentamos uma situação delicada, foi um período de muita chuva. E a partir dali tivemos a certeza de que era necessário investir na área e montar uma estrutura capaz de agir rapidamente em caso de catástrofes. E isso agora é realidade”, comemorou Pepê.

Ao encerrar a solenidade, o prefeito Manoel Bertoncini agradeceu o apoio recebido do governo do Estado. “A criação da secretaria estadual de Defesa Civil deu um novo ânimo aos municípios. Hoje, nos sentimos amparados e com condições de também aparar e amenizar o sofrimento daqueles que por ventura venham a passar por alguma situação de emergência”, enfatizou o prefeito.

Estrutura – Instalada em um imóvel alugado localizado na Rua da Piedade, a nova sede conta área específica para as equipes de plantão, inclusive com quarto, salas para os setores de Preparação e Prevenção, Resposta e Reconstrução e Planejamento e Fiscalização, sala de monitoramento, interligada com o sistema da rede de hidrometeorologia,  além da sala para o secretário, imprensa e auditório com capacidade para até 38 pessoas.

A nova sede também contará com uma estação de monitoramento do nível do rio, estação de densidade pluviométrica, medição da temperatura e umidade relativa do ar. Os dados serão gerados a cada três minutos.

A intenção é que, com as novas instalações, dez núcleos, compostos por 25 pessoas, comecem a atuar. Estes grupos se dividirão em regiões, já estabelecidas. “Eles orientarão as pessoas, para que saibam o que fazer quando surgir um evento”, explica o secretário de Defesa Civil, José Luiz Tancredo.