Defesa Civil distribui mantimentos a municípios afetados por eventos dos últimos dias

A Defesa Civil Estadual contabilizou nesta quarta-feira (30) a distribuição de mantimentos, telhas e lonas aos municípios atingidos pelas chuvas e vendaval dos últimos dias em Santa Catarina. Conforme levantamento do órgão, já foram entregues 40 mil metros quadrados de lonas e autorizados 57.500 telhas, 970 colchões e 740 cobertores.

 

Segundo o secretário do órgão estadual, Márcio Luiz Alves, a Secretaria Nacional ainda autorizou 8.260 cestas básicas, por meio da Conab, para atender a população destes municípios. Deste lote, 1,6 mil já foram destinadas. A distribuição é realizada de acordo com a demanda das prefeituras. Além deste material, ainda foram liberados 700 lençóis, 750 travesseiros, 300 fronhas e 20 caixas de material de higiene.

“O atendimento à população é nossa prioridade e precisamos garantir que ela esteja segura, apesar destes eventos”, explica o secretário.

Alerta – Nesta terça, a Defesa Civil, conforme informações da Epagri/Ciram, reforça o alerta para chuvas nos próximos dias. Entre a noite de quarta (30) e quinta-feira (1º), a instabilidade se intensifica e volta a ocorrer chuva moderada a forte com trovoadas no Estado, permanecendo o tempo instável até a manhã de sexta-feira (2).

Até o momento, o sábado (3) e a manhã de domingo (4), a previsão é de tempo mais firme com sol e temperatura em elevação no Estado. A partir da tarde de domingo, a situação de tempo volta a ficar complicada, com a formação de uma frente fria, entre o norte do RS e SC, associada a um intenso sistema de baixa pressão, provocando chuvas fortes na maioria das regiões catarinenses, em especial do Oeste ao Litoral Sul.

O volume de chuva de um dia pode superar a média do mês em alguns municípios, com chance de novos alagamentos e enchentes. Há risco de temporal com granizo e vendavais.