Defesa Civil é apontada como referência

Nesta sexta-feira (12) a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC)recebeu a visita da jornalista Sonia Bridi, da equipe do Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. O objetivo foi conhecer os protocolos e a estrutura em operação em Santa Catarina de monitoramento, alertas, prevenção e resposta à desastres naturais. A Defesa Civil catarinense foi apontada pelo Banco Mundial como referência na área e despertou o interesse da jornalista.

Sonia Bridi foi recebida pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Após acompanhar uma breve explanação sobre as ações em andamento no Estado, ela percorreu as instalações do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD), localizado em Florianópolis.

WhatsApp Image 2019 04 12 at 15.49.00

Visita ao Centro de Monitoramento e Alerta do CIGERD, (FOTO: FLávio Jr SDC ASCOM).

O CIGERD é considerado referência internacional e possibilita, em uma única estrutura, a integração de todos os órgãos do Governo. Esse fator possibilita a tomada de decisões mais acertadas e uma resposta mais rápida para a população. No local funciona o Centro de Monitoramento e Alerta, Centro Integrado de Operações e Centro de Informações Públicas que atua na área de comunicação e imprensa. Segundo o Secretário João Batista, para atender as necessidades de Santa Catarina foram adaptados os maiores exemplos em gestão de crises e desastres do mundo.

“Dentro desse espaço também temos a participação ativa de universidades e institutos trabalhando de forma ativa na produção de conhecimento nas áreas afins”, completou.

O Centro é autossuficiente em relação a energia elétrica e foi projetado para manter a comunicação com 20 CIGERDs regionais espalhados pelo Estado. A Defesa Civil de Santa Catarina conta ainda com três Centros de Logística de Itens Humanitários, cobertura total do território catarinense através de três radares meteorológicos e imagens por satélite.

Ainda durante a visita a Jornalista conheceu as atividades diárias da SDC. Dentre elas, o projeto Defesa Civil na Escola que recebeu estudantes do município de Lauro Muller, no Sul do Estado, e um simulado de resposta a acidentes com cargas tóxicas com  diversas entidades que demonstrou a integração que ocorre no Estado.

Visita ao Centro Integrado de Operações do CIGERD, (FOTO: FLávio Jr SDC ASCOM).