Defesa Civil Estadual acompanha a situação dos municípios catarinenses atingidos por tempestade

A Secretaria de Estado da Defesa Civil está acompanhando a situação dos municípios atingidos pela tempestade durante a segunda (22) e nesta terça-feira (23) em Santa Catarina. Até o momento, 17h30, 22 municípios informaram ocorrências devido às chuvas, principalmente ocasionadas por granizo. A Defesa Civil fez o encaminhamento de 10 rolos de lonas aos municípios de Ilhota e Matos Costa. Outros municípios estão avaliando os danos e realizando os levantamentos das ocorrências. As informações ainda são preliminares e a Defesa Civil Estadual aguarda os levantamentos dos municípios atingidos.

No Planalto Norte, Matos Costa teve aproximadamente 150 residências atingidas. E Itaiópolis informou que 80% do município foi impactado.

Em São João do Itaperiu, na localidade de Porto do Itaperiú, a tempestade atingiu 70 casas e uma escola municipal com 80 alunos, a qual permanece interditada.  O município decretou Situação de Emergência.

O município de São Francisco do Sul também foi impactado, uma residência próxima à encosta foi interditada.  Segundo informações do município, deve ser decretada situação de emergência. Outras cidades registraram ocorrências na região, entre elas: Barra Velha, Garuva e Araquari, que teve três casas atingidas na Barra do Itapocu. Os bairros Pirabeiraba e Ademar Garcia, em Joinville, também tiveram problemas com alagamentos.

Em Jaraguá do Sul, segundo o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a tempestade provocou destelhamentos em 24 casas, cinco escolas, três quedas de árvore e dois deslizamentos. O município informou cinco pessoas desalojadas.

O município de Ituporanga registrou um tornado pelas áreas de Bela Vista, Rio do Norte, Rio Areia, Chapadão Rio Areia, Rio das Pedras e Alto Rio Novo. Foram registrados ventos de 115 km/h, acompanhado de granizo e chuva intensa. Foram afetadas 650 pessoas e uma levemente ferida. O abastecimento de energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados. O número de casas danificadas é de 71.

Municípios atingidos, segundo informações das defesas civis locais:
Ilhota, Blumenau, Gaspar, Lages, Penha, Santo Amaro da Imperatriz, Correia Pinto, Guaramirim, Caçador, Matos Costa, Calmon, São João do Itaperiú, Joinville, Ituporanga, Chapecó, Rio do Sul, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Barra Velha, Araquari e Garuva.