Defesa Civil Estadual auxilia municípios da Regional de São Miguel do Oeste com mais de meio milhão

defesa_civil_2

O Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria da Defesa Civil Estadual divulgaram nesta semana os valores repassados aos sete municípios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste em materiais para o combate dos efeitos da estiagem. Ao todo, foram R$ 534,4 mil distribuídos para Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste.

Entre os materiais distribuídos durante o período de estiagem estão os sete Kits contendo quatro caixas de água, duas bombas e acessórios como cintos e mangueiras para o transporte de água para consumo humano. Além disso, os municípios, conforme suas solicitações para a Defesa Civil Estadual, receberam também 83 tanques de cinco mil litros, 176 tanques de 10 mil litros e 600 pastilhas de cloro.

Na semana que passou, Guaraciaba recebeu a última remessa dos tanques solicitados. O município foi o que mais solicitou materiais do Governo do Estado, sendo um dos mais atingidos pela seca na região. Ao todo, foram fornecidos 105 tanques de 10 mil litros, 30 de cinco mil litros e 250 pastilhas decloro para tratar a água.

O secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, destaca que os materiais auxiliaram os municípios durante a estiagem e poderão ser utilizados para as próximas secas que a região pode enfrentar. “A distribuição dos tanques, principalmente, é estratégica, pois estão sendo utilizados para armazenagem de água em comunidades do interior, bem como em pontos da cidade onde o fornecimento da água é prejudicado em épocas de seca”, ressalta.

O coordenador regional da Defesa Civil, Daniel Caron, explica que a distribuição dos materiais ocorreu conforme as solicitações dos municípios. “Em reuniões que realizamos, os responsáveis pelas Defesas Civis Municipais puderam expor suas necessidades e encaminhar solicitações para receberem os tanques, pastilhas e até mesmo água mineral engarrafada”, comenta. Ele finaliza, expondo que a ação da Defesa Civil Estadual foi rápida e que os municípios receberam todo o apoio possível para enfrentar a estiagem, atendendo prioridades como o fornecimento de água para as famílias.