Defesa Civil Estadual encaminha kits de distribuição de água para consumo humano na SDR São Miguel

dsc_3685

Os sete municípios atingidos pela estiagem da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste receberam na tarde de quarta-feira (25), kits para o transporte de água para consumo humano adquiridos pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (SDC). A entrega ocorreu na SDR e contou com a presença de prefeitos, técnicos, secretários dos municípios e demais autoridades regionais.

Fonte: SDR de São Miguel do Oeste

O secretário regional Wilson Trevisan destaca que cada município recebeu um kit com quatro tanques de polietileno com capacidade de 5 mil litros cada um, duas bombas, duas mangueiras de sucção, duas mangueiras chatas e oito cintas para fixação. “Ao todo, repassamos 28 caixas, 14 bombas e demais acessórios”, informa.

No primeiro momento, os municípios assinaram um Termo de Cessão de Uso. “Os equipamentos são emprestados gratuitamente. Ainda não definimos se, após a seca, os municípios permanecem com os tanques e bombas”, complementa o secretário regional. Trevisan explica que Secretaria Regional de São Miguel do Oeste será a responsável pelos tanques, bombas e acessórios.

A intenção é manter e preservar os equipamentos para que, em possíveis novas estiagem, os mesmos sejam utilizados, atendendo rapidamente a região. “Com os relatórios apresentados ao Governo do Estado, tivemos resposta rápida, sendo uma das primeiras SDRs a receber os equipamentos. Os kits possibilitarão a entrega de água às famílias que residem em locais distantes e que ainda enfrentam problemas com a falta de água”, frisa.

A distribuição e carregamento dos equipamentos foram coordenados pelo técnico da Defesa Civil estadual, Esmael Ros Da Luz, pelo coordenador regional da Defesa Civil, Daniel Caron e o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR de São Miguel do Oeste, Renato Romancini.