Defesa Civil Estadual finaliza Capacitação Técnica em Itajaí

p1020884

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), por meio da Associação dos Municípios da Foz Rio Itajaí (Amfri), finalizaram nesta sexta-feira (27), a Capacitação Técnica de Riscos e Desastres, que reuniu agentes de defesa civil locais, assistentes sociais, psicólogos entre outros profissionais ligados ao tema, na sede da Amfri.

No último dia foram tratados os temas: Psicologia dos desastres, com psicóloga e conselheira do Conselho Regional, Maria Carolina Silveira; Plano, aplicação de recursos, prestação de contas, cartão de defesa civil, com a técnica da SDC, Tânia Mara Lozeyko; e as apresentações de experiências locais com Raciel Gonçalves Junior da Arca de Noé; Defesa Civil na Escola com a agente Luana Santos de Oliveira e sobre as atividades da coordenadoria regional, com o coordenador Eliezer Cardoso.

Arca de Noé – Experiência de 3 anos e 8 meses de netweaving na Rede Social. Em 22 de novembro de 2008 surge a rede www.arcadenoe.ning.com, em Itajaí. O Projeto consiste em personalizar a rede, no período de 2012 a 2020,  na plataforma Ning (pode ser qualquer outra que ofereça facilidade de uso, a participação e a interação) em cada um dos 5.565 municípios brasileiros, a partir de Itajaí, Blumenau e Rio do Sul no estado de Santa Catarina (projeto piloto), com o objetivo de promover a Cultura da Percepção de Risco e Prevenção de Desastres.

Defesa Civil na Escola – surgiu em 2011 e o projeto é divido em três etapas e segue até dezembro de 2014. No mês junho, 730 alunos de 11 escolhas participaram das atividades. Na segunda e terceira fase, em 2013 e 2014, os diretores e professores das escolas irão receber capacitação para que possam dar continuidade ao projeto dentro das instituições. Nas três fases, além de palestras, são desenvolvidas atividades de teatro, música e oficinas voltadas às ações da Defesa Civil. O projeto é coordenado pela agente de Defesa Civil, Luana de Oliveira.

Coordenadoria Regional – instituída em 2011, está entre as 13 coordenadorias criadas pelo Governo do Estado. Entre as ações já desenvolvidas e em andamento, destacam-se: articulação com as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Itajaí e Brusque, e coordenadorias municipais de defesa civis locais; ação integrada de Defesa Civil na Escola; projeto de maquete para percepção do risco; diagnóstico dos municípios; e a criação da música sobre proteção e defesa civil.