Defesa Civil Estadual monitora acidente de trem no município de São Bento do Sul

final_foto

Foto: Polícia Militar Ambiental – SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da Diretoria de Resposta aos Desastres, está acompanhando o acidente envolvendo um trem da companhia América Latina Logística (ALL), que aconteceu às 18h15 de quinta-feira (19), no km 129,5 da ferrovia de São Bento do Sul, entre as estações de Rio Vermelho e Rio Natal. 

De acordo com Defesa Civil municipal de São Bento do Sul, que recebeu o registro às 3 horas desta sexta-feira, houve um descarrilhamento de 23 vagões e nove máquinas locomotivas que transportavam um carregamento de soja e farelo de milho até o porto de São Francisco do Sul. Ao todo, três máquinas de motor, com capacidade máxima de três mil litros de óleo diesel de combustível, tombaram.
A Guarnição da Polícia Militar Ambiental de Joinville, que esteve no local, informa que ocorreu um vazamento de combustível para um curso d’água próximo ao acidente. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal de São Bento do Sul, Aluísio Moreira, foram colocadas contenção física e boias aquáticas para evitar a propagação do conteúdo e informa que a situação já está normalizada. “O caso está sob controle. A maior preocupação foi quanto a um escoamento para o Rio Vermelho, perto do local, mas já colocamos barragens e não há risco de impacto ambiental. Agora estamos trabalhando para retirar o óleo e os grãos”. 
 
A previsão é de que a circulação seja retomada em até 48 horas. Cada vagão tinha a capacidade de transporte de 60 toneladas de grãos. A ALL comunica que dois maquinistas tiveram ferimentos leves, foram encaminhados ao hospital Sagrada Família em São Bento do Sul e já tiveram alta. O terceiro maquinista que estava no trem teve fratura no braço e na perna e passa por cirurgia. A composição, com 39 vagões e nove locomotivas, segundo a ALL, seguia de Rio Negro para o porto de São Francisco do Sul. Equipes da companhia trabalham na construção de uma via paralela para a retirar a carga e os vagões acidentados, além de garantir a liberação da via. A ALL abriu sindicância para apurar as causas do acidente. Um laudo deve ficar pronto em até 30 dias. 
 
A Companhia de Policiamento Ambiental (CPMA) e da Guarnição da Polícia Ambiental de Joinville e de São Bento do Sul, além da coordenadoria regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Joinville estão monitorando e atendendo as demandas quanto ao caso. 
 
Produtos Perigosos
Desde 1994, através da Resolução nº 555/94/CODESUL, os governadores dos Estados membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passaram à Defesa Civil de seus Estados a responsabilidade da problemática do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.