Defesa Civil Estadual paga Auxílio Reação para cerca de 4 mil famílias

As 3.987 pessoas cadastradas pelas prefeituras dos municípios afetados pelas chuvas de novembro de 2008 já podem retirar sua parcela do Auxílio Reação, referente ao mês de fevereiro. O repasse total representa R$ 1.654.605,00, quantia proveniente das doações feita ao Fundo Estadual de Defesa Civil, que até esta sexta-feira (27) já arrecadou R$ 33.998.697,48, dos quais R$ 14 milhões estão destinados ao auxílio. As pessoas podem retirar a parcela de fevereiro em qualquer agência do Banco do Brasil de seu município.

O auxílio, de R$ 415, foi sancionado em lei pelo governador Luiz Henrique para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas de novembro de 2008. O diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, explica que já foram pagos R$ 2.591.675,00 ao Auxílio Reação desde dezembro. Naquele mês, foram pagas 356 parcelas; em janeiro deste ano foram pagas 1.902 parcelas; e, agora em fevereiro, o número subiu para 3.987.

Fundo Estadual – A quantia arrecadada pela doações nas contas bancárias do Fundo Estadual da Defesa Civil terá parte destinada ao Auxílio Reação (R$ 14 milhões) e mais R$ 15 milhões para a compra de terrenos que estejam fora das áreas de risco e acima da quota de enchente. A assinatura dos convênios aconteceu nesta sexta-feira, em Blumenau, sendo que a utilização dos terrenos fica sob responsabilidade do governo municipal. Os critérios para o repasse dos recursos foi o número de famílias atingidas durante os desastres do ano passado.

O restante das doações, cerca de R$ 5 milhões, será aplicado conforme necessidade da população atingida, afirma o diretor da Defesa Civil. "É importante destacar que as doações deste Fundo irão atender a população catarinense afetada. O dinheiro não será aplicado em infraestrutura pública, mas sim no atendimento das pessoas", destaca Alves.