Defesa Civil Estadual permanece monitorando os municípios do Oeste atingidos por estiagem

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) permanece, nesta sexta-feira (6), monitorando a região Oeste Catarinense atingida pela estiagem. O relatório das 17 horas informa que 62 municípios decretaram Situação de Emergência e 407.139 mil pessoas afetadas. As medidas emergências já estão sendo tomadas para enfrentar o período de seca que deve se estender pelos meses de janeiro a meados de março.

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado durante a semana para tratar do atendimento emergencial das comunidades impactadas. Um levantamento dos recursos disponíveis, seja de equipamentos ou humano, deve ser encaminhado para a Defesa Civil até o início da próxima semana. A partir daí, será traçado o plano de ações para o enfrentamento da estiagem contemplando ações de curto, médio e longo prazo. “A equipe trabalha no plano já contemplando as cidades em potencial para o impacto, que deve chegar a 140 municípios em situação de emergência” disse o secretário Geraldo Althoff.

Os dados dos prejuízos na agricultura ainda são parciais. Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura, o milho tem produção comprometida de 30 a 65%, a soja de 10 a 50%, o leite de 30 a 50% e o fumo de 10 a 40%. Municípios que comunicaram problemas mais graves no abastecimento de água foram Anchieta, Irati, Nova Itaberaba, Saudades, Seara, Serra Alta e Sul Brasil.

A Secretaria, em parceria com outras entidades do Estado e dos municípios, trabalha nas ações emergenciais, principalmente no fornecimento de água para consumo humano tanto na área urbana como rural das regiões atingidas pela estiagem em Santa Catarina.