Defesa Civil Estadual presta atendimento emergencial ao município de Ponte Alta

1_64.jpg

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) acompanha desde domingo (02), a situação dos municípios atingidos pelo forte vento e queda de granizo, que afetaram principalmente a região Serra do Estado. O município mais atingido foi Ponte Alta, que decretou estado de calamidade pública por vendaval. Na manhã desta terça-feira (04), o secretário de estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, se reuniu com o prefeito Luiz Paulo Farias, para acompanhar os trabalhos de atendimento às comunidades.

Desde a data da ocorrência do desastre, a secretaria por meio da diretoria de resposta aos desastres e das coordenadorias regionais de Curitibanos e Lages, auxiliam o município na retomada da normalidade.

Das 1.400 famílias que residem no município, 1.200 foram afetadas. Toda a área urbana de Ponte Alta foi atingida. Oito prédios públicos foram severamente atingidos, sendo três postos de saúde, duas escolas estaduais e uma municipal. Os serviços de água, energia e comunicação ficaram prejudicados, porém nesta terça-feira praticamente todos já operam na normalidade. As atividades econômicas foram severamente impactadas, entre elas, as serrarias e aviários.

A Defesa Civil Estadual está encaminhando emergencialmente para o município: seis rolos de lonas, 12 mil telhas, 4 mil cumeeiras e 400 pacotes de pregos, totalizando o valor de R$ 130 mil. Outras itens devem ser adquiridos pela secretaria como colchão e cestas básicas. Além de Ponte Alta, a Defesa Civil Estadual recebeu informações de outros municípios impactados: Petrolândia, Lages, Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto e Painel, porém nenhuma solicitação de apoio emergencial foi solicitada. Petrolândia decretou situação de emergência.

1_32  1_61  1_11

Fotos: Maria Luiza Correia