Defesa Civil Estadual recebe R$ 3 milhões da Integração Nacional para aplicar ações contra estiagem

Foi confirmado o repasse de R$ 3 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, nesta terça-feira (13), para atender os municípios atingidos pela estiagem em Santa Catarina. Conforme o último relatório, 100 cidades estão em Situação de Emergência no oeste e meio oeste Catarinense.  O último a decretar foi Treze Tílias, na regional de Joaçaba, com 1.600 pessoas afetadas. Do valor total destinado, R$ 1.035.030,64 já estão sendo aplicados aos municípios que encaminharam seus pedidos de assistência.

Nesta semana, os técnicos da Secretaria Estadual de Defesa Civil estão na região para apresentar o plano de ação que contempla atender os municípios com tanques de 5.000 litros, tanques de 10.000 litros, peças de Clorín (purificador de água) e vasilhames de 5 litros de água mineral. “A Secretaria da Defesa Civil além de priorizar as ações de assistência, está resgatando o projeto de combate à estiagem elaborado anteriormente, que prevê ações de prevenção. Estamos buscando a atualização das informações, a identificação de programas federais e as ações intersetoriais” destacou o secretário estadual Geraldo Althoff.

Para o diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, as ações de emergência para a estiagem são compostas por atividades de vários setores do governo. “Para a defesa civil estadual coube o apoio emergencial aos municípios no fornecimento de água para o consumo humano das comunidades rurais e urbanas” destacou.

Durante esta semana, a equipe da Secretaria ainda visita, as regionais de São Lourenço do Oeste, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga e Joaçaba. Para atender à demanda já solicitada, a Defesa Civil Estadual está adquirindo 370 tanques de dez mil litros, 98 de cinco mil litros e um total de 297.240 litros de água para consumo humano para as cidades que decretaram Situação de Emergência.

De acordo com o gerente de logística e mobilização da Secretaria do Estado da Defesa Civil, capitão Renaldo Onofre Laureano Junior, que no momento está na região impactada pela estiagem, as entregas dos materiais irá ocorrer conforme a demanda das defesas civis municipais. “Nós estamos realizando reuniões com as autoridades municipais para explicar e estabelecer um plano de ação ágil. Estamos trabalhando conforme as solicitações e prestando auxílio para a correta utilização dos equipamentos”.

Plano de trabalho – O repasse de R$ 3 milhões ocorreu após a apresentação do Plano de Trabalho de atendimento à estiagem ao Ministério da Integração Nacional. Neste plano, a Secretaria Estadual da Defesa Civil foi autorizada a aplicar os recursos em quatro dos 10 itens solicitados: aquisição de tanques de 5.000 litros, tanques de 10.000 litros, peças de Clorín (purificador de água) e vasilhames de 5 litros de água mineral. Os outros itens, entre eles, locação de caminhão-pipa e construção de cisternas comunitárias, ainda estão em análise para a aplicação do recurso.

Previsão Segundo Ciram, no mês de março as chuvas ainda vão ocorrer de forma isolada e em curto espaço de tempo. “Março iniciou com chuvas abaixo da média e esta situação persistirá no oeste e meio oeste durante este mês. Se a chuva ocorrer, não ameniza a condição de estiagem, pois o solo não tem tempo de absorver a água”, informou o meteorologista Clovis Correa.