Defesa Civil estuda parceria público privada

Foi realizada nesta terça-feira (23), no Centro Administrativo do Governo do Estado, uma reunião entre a Defesa Civil de Santa Catarina (DC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e o consórcio de empresas que possui  outorga de exploração de energia elétrica no Rio Itajaí-Açú, no município de Lontras.

IMG 0047

Reunião entre o Governo do Estado e iniciativa privada. Foto: Flávio Jr DCSC

O objetivo do encontro foi dar início a análise da possibilidade de sinergia entre a iniciativa privada, que prevê a geração de energia elétrica, e o projeto da defesa Civil, baseado nos estudos realizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) de proteção contra cheias.

 “Seria um grande avanço a união dos dois projetos”, destacou o Chefe da DC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, além do aproveitamento do potencial energético, seria possível através de uma parceria público-privada  fazer o derrocamento na região com o aprofundamento do rio e a construção de um canal extravasor com cinco comportas regulatórias de velocidade e nível do fluxo das águas. “Assim poderemos controlar a vazão do rio na região e gerar benefícios diretos para Rio do Sul, a montante, e Blumenau a jusante”, completou João Batista.

A reunião foi considerada produtiva e foi definido que a Defesa Civil vai repassar as informações técnicas do projeto para que o consórcio possa analisar a possibilidade dos dois projetos seguirem juntos.