Defesa Civil faz repasse para Sistema Antigranizo

O governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, está realizando o repasse de recursos para o custeio e ampliação do “Programa Antigranizo”. A ação visa suprir a demanda dos municípios de Caçador, Friburgo, Lebóm Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Timbó Grande e Videira. A proteção contra granizo beneficia diretamente milhares de produtores rurais, e moradores de áreas urbanas, reduzindo os prejuízos causados pelo fenômeno.

No total serão repassados R$ 250.000,00 e os recursos serão utilizados na aquisição de material de custeio e manutenção de geradores de solo do sistema. A ação também busca aprimorar as ações preventivas, minimizando os efeitos do granizo.

O Estado de Santa Catarina está situado em uma região onde a atuação de sistemas atmosféricos causam mudanças bruscas no tempo durante todo o ano. A ocorrência de temporais com o fenômeno ocorre, principalmente, durante a primavera e o verão. Uma das regiões mais atingidas é o Meio Oeste. “O impacto do granizo sobre a agricultura provoca graves prejuízos, com o repasse o projeto terá continuidade. O resultado esperado é a eficiência entre 50%  a 70% na área rural e resultados melhores nas cidades”, comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr.

IMG 1629

Secretário da Defesa Civil, João Batista, e o Diretor Financeiro da SDC, Diogo Bahia Losso. FOTO: FLAVIO JR SDC

Segundo o Secretário, o sistema antigranizo é formado por equipamentos que mantém um fluxo constante de iodeto de prata/cloreto de sódio na atmosfera. O composto químico tem a capacidade de formar pedras de gelo menores que desmancham na queda,  reduzindo o estrago causado nas superfícies atingidas.