Defesa Civil instala pontes

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) iniciou esta semana a instalação de novos kits de transposição (Pontes) em municípios que foram atingidos por desastres naturais. A primeira estrutura, medindo doze metros, foi instalada na terça-feira (09) na comunidade Rio Antinha, em Itaiópolis. Nesta quarta-feira (10) foi finalizado o kit de nove metros na comunidade Margem Esquerda, em Witmarsum.  Na próxima quinta-feira (11) ocorre a instalação da segunda estrutura em Witmarsum, na Linha Paiol (Centro),  e no dia 17 de abrilem Coronel Freitas.

WhatsApp Image 2019 04 10 at 12.41.20

Instalação do kit de transposição na Localidade Margem Esquerda em Witmarsun.

As estruturas de concreto são pré-fabricadas e custam 50% menos que os padrões existentes no mercado. A instalação é resultado de convênio entre as prefeituras, que ficam responsáveis pela construção das cabeceiras,  e a SDC que faz o transporte e montagem.

Os kits são viabilizados através do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec). São disponibilizadas kits com várias opções de tamanho, dentre elas de seis metros de comprimento por cinco de largura, cotadas em  R$ 41.801,34 , de 9X5 metros ao custo de R$ 59.945,29 , 12X5 com o valor  de R$ 76.855,90 , e 15X5 avaliadas em R$ 98.573,78.

“O principal  objetivo da Defesa Civil é substituir pontes e pontilhões destruídos durante eventos adversos climáticos por kits de transposição”, comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Jr. Segundo ele esta ação traz normalidade na mobilidade das regiões contempladas, que muitas vezes ficam isoladas, e também facilita o escoamento da produção nos municípios com rotas mais confiáveis.

No total a Defesa Civil já realizou a instalação de 370 kits transposição em todo o Estado, o que representa o investimento de R$ 21Milhões.

No momento estão em andamento o processo para a instalação de outros treze (13) kits, todos em fase da construção das cabeceiras.