Defesa Civil Intensifica Fiscalização

Na última quarta-feira (08) a Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com onze instituições, realizou uma grande operação de fiscalização de transporte de produtos perigosos no município de Balneário Camboriú. A atividade teve início ainda na terça-feira (07) com o curso de qualificação para agentes que atuam na movimentação de produtos perigosos e na quarta-feira todo conhecimento adquirido foi colocado em prática.

Caminhões de todos os tamanhos e com as mais diferentes cargas foram parados. No total foram abordados 65 caminhões baú, dos quais 17 veículos apresentaram irregularidades. Foram emitidas 63 autuações de produtos perigosos, sete pelo Inmetro, três pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), três através da vigilância sanitária e sete infrações de trânsito.

IMG 2049

Orientação para os técnicos participantes. FOTO: Flávio Jr Ascom SDC

Segundo o Gerente de Produtos Perigosos(PP) da SDC, Almir Vieira, a fiscalização de PP é uma atividade costumeira da SDC. “A ação em área urbana é uma novidade em nossa atividade de fiscalização”, destacou Vieira. Ele explicou que costumeiramente o foco era a fiscalização nas rodovias federais e estaduais. “Verificamos que muitas irregularidades envolvendo produtos perigosos ocorrem nas áreas urbanas onde o transporte é rápido e curto mas deve seguir toda uma regulamentação, e assim vamos intensificar o trabalho no perímetro urbano das cidades catarinenses”, completou.

IMG 2058

Ficalização de carga. FOTO: ASCOM SDC Flávio Jr

Integraram a operação agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros, Exercício Brasileiro, ANTT, IMA, CIDASC, Conselho Regional de Química (CRQ), DEINFRA, IBAMA, Guardas Municipais, Inmetro e Vigilância Sanitária.

Com o apoio do IMA foram verificadas licenças ambientais e o CRQ realizou a análise de produtos químicos. Já o Deinfra realizou a contagem de trafego para o registro da movimentação de cargas com produtos perigosos.