Defesa Civil monitora chuva na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio Vale e Alto Vale do Itajaí

Durante esta sexta-feira (25), a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitora a situação da chuva nos municípios da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e Médio Vale. Até o momento, às 17h30, seis cidades informaram ocorrências devido às chuvas nas últimas 32 horas: Itajaí, Palhoça, Blumenau, Porto Belo, Barra Velha e Jaraguá do Sul.

De acordo com informações preliminares, em Itajaí, ocorreram alagamentos e uma casa no Bairro São Vicente está interditada. Em Blumenau, houve quatro deslizamentos em vias públicas e dois alagamentos. Já em Porto Belo, 140 famílias foram afetadas por alagamento nos bairros Pereque e Alto Pereque. No município de Barra Velha, foi registrado 10 cm de água em algumas casas, onde duas famílias foram atingidas e sete pessoas ficaram desalojadas. Na cidade de Jaraguá do Sul, ocorreram quatro deslizamentos, uma queda de muro, uma queda de árvore e um destelhamento. Em Palhoça, a equipe da Defesa Civil municipal interditou prédio residencial, de dois andares com quatro apartamentos, no bairro Pagani II, devido a queda de um muro de contenção que atingiu uma garagem. No caso, oito pessoas foram dirigidas a um hotel.

Outros municípios notificaram pequenos danos, como Joinville e Bombinhas. Em Araquari, ocorreu a alteração do Rio Itapocu em 2 m acima do nível normal, mas não houve notificações.

O sistema Ciram/Epagri informa que o volume de chuva registrado nas últimas 32 horas foi expressivo em algumas regiões, tendo em vista que houve pouca precipitação no mês de maio. Na Grande Florianópolis, na capital, o volume de chuva foi de 97,5 mm e, em São José, 62,8 mm. No Alto Vale do Itajaí, em Rio do Campo, foi registrado 95,0 mm e Ituporanga, 59,8 mm. No Litoral Norte e Médio Vale, o acumulado, foi de 104,4 mm em Itajaí, 95,6 mm em Indaial, 83,05mm em Jaraguá do Sul e 83mm em Guaramirim.

Previsão

Segundo Ciram/Epagri, as áreas de instabilidade presente no oceano associadas a um sistema de baixa pressão, na altura do Litoral de SC, permanecem até o fim desta sexta-feira (25) com condição de  chuva isolada na faixa leste do Estado. Para sábado (26), o tempo será estável com predomínio de sol em todas as regiões devido a atuação de uma massa de ar mais seco. Temperatura baixa com previsão de geada nas áreas mais altas do Planalto. Ventos de sul a sudeste, fraco a moderado.

Recomendações
A Secretaria Estadual da Defesa Civil recomenda que em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rocha e inclinação de postes e árvores próximas as residências. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, pelos números (48) 3244-0600 e 4009-9816.