Defesa Civil participa de evento no Porto de Itajaí

Itajaí 22 11 palestra dssc

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC) em parceria com a Defesa Civil Municipal de Itajaí realizou, na última quinta-feira (21) na Sede do Porto de Itajaí, a palestra sobre o Sistema de Mitigação de Cheias do Vale do Rio Itajaí e os reflexos na atividade portuária. Da mesma forma, foram feitos esclarecimentos sobre a utilização das Cartas de Inundação que foram entregues à dezenas de municípios catarinenses.

O evento integrou a  Operação Primavera da DC SC e a Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil. Participaram da iniciativa autoridades, Marinha do Brasil, professores, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

Segundo o Chefe da DC SC, João Batista Cordeiro Júnior, a participação da comunidade no processo de mitigação de cheias do Rio Itajaí Açú é de fundamental importância para a construção de uma sociedade resiliente. “Estamos trabalhando para preservar vidas e reduzir os prejuízos e todos nós temos um papel importante. A operação das Barragens está trazendo resultados concretos tanto nas comunidades ribeirinhas, quanto na economia já que o Porto de Itajaí pode ser diretamente afetado pela cheia do rio Itajaí Açú”, destacou.

João Batista reforçou que  as ações para a mitigação de cheias são um foco do atual Governo. As tratativas para a construção das novas barragens continuam e estamos buscando novos aproveitamentos para as estruturas, buscando sustentabilidade e valorização dos recursos públicos. “Estamos dando continuidade aos projetos, licenciamentos e na busca de recursos porque é um Projeto de Estado e beneficia diretamente a vida das pessoas”, finalizou.

Já o coordenador regional da DC SC,  Daniel Bazanella, ressaltou o sucesso da parceria com a coordenadoria municipal de defesa civil (DC) de Itajaí nas ações da Operação Primavera e na preparação da comunidade para o enfrentamento das situações adversas. “Parabenizo a DC de Itajaí pela competência e responsabilidade na organização do evento. “Ações como essa fortalecem a nossa região, capacitam e informam a comunidade”.