Defesa Civil participa de reunião com o Fórum Parlamentar

Nesta quarta-feira (13) as atenções do Forum Parlamentar Catarinense foram voltadas para o sistema de proteção de cheias de Santa Catarina. O encontro foi no Anexo B do Senado Federal em Brasília e contou com a presença de deputados federais e senadores do Estado.

A apresentação foi realizada pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior e técnicos da Pasta que realizaram a exposição de todas as ações planejadas, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, já realizadas e que estão em andamento.

WhatsApp Image 2019 03 13 at 18.57.54

Reunião com o Fórum Parlamentar Catarinenses no Senado Federal. (ASCOM SDC – Flávio Jr)

O documento apresentou medidas de prevenção para enchentes com tempo de recorrência de 50 anos promovendo a redução dos riscos de desastres hidrogeológicos através de ações preventivas.

Na conversa com os parlamentares o Secretário fez um apanhado geral sobre todas as estruturas de defesa e proteção civil. Dentre elas as três Barragens de contenção de cheias em utilização no estado.

A Barragem de Timbó e Ituporanga que foram sobreelevadas e a de José Boiteux que é foco de atenção da Defesa Civil. A estrutura é o centro de uma polêmica que envolve o Estado, a União e comunidades indígenas. “Temos um problema crônico que pode afetar mais de 1,5 milhões de pessoas”, comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil. Segundo ele, existe uma série de ações que devem ser realizadas pelo Governo Federal. “Já existe decisão judicial determinando que a União faça o repasse de recursos necessários para os trabalhos necessários. Um deles é o estudo socioambiental junto às comunidades indígenas situadas no entorno do Lago da Barragem de José Boiteux. Outro problema no local foi a destruição dos comandos da estrutura que ocorreu após o protesto dos indígenas que inviabilizou a operação normal de José Boiteux. João Batista reforçou durante a conversa que é fundamental que parlamentares ajudem na liberação dos recursos.

Outro assunto abordado se refere aos projetos de melhoramentos fluviais e barragens que serão construídas. Uma delas é a de Botuverá. “Entendemos que essa Barragem é de fundamental importância dentro do sistema de prevenção de cheias em Santa Catarina. No total estão previstas outras sete Barragens além das já existentes.

Ao final da reunião, a Deputada Carmem Zanotto sugeriu que os deputados catarinenses juntem esforços para a liberação dos recursos para a proteção e defesa civil de Santa Catarina e para as ações necessárias na Barragem de José Boiteux ocorra o mais rápido possível.