Defesa Civil presta auxílio humanitário a municípios do Meio Oeste atingidos por eventos climáticos

Logo após o registro de tornados e tempestades intensas no Meio Oeste catarinense, o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, se deslocou até a região para acompanhar os trabalhos.

João Batista relata que algumas cidades da região foram afetadas por tempestades de granizo, tornados e vendavais bastante severos. Segundo ele, em passagem pelo município de Vargem Bonita foi possível observar muitas residências com os telhados destruídos. Cerca de 42 famílias ficaram alojadas em um ginásio de esportes municipal.

Visita as áreas atingidas em Água Doce. Foto: Flávio Jr/DCSC

“Nossa primeira atitude é de socorrer as pessoas, garantindo a integridade física de todos. Depois segue o trabalho de distribuição de lonas, para cobertura emergencial, que já está ocorrendo nesses municípios. Na sequência faremos o levantamento dos prejuízos para entrega de telhas, colchões, sestas básicas e demais itens humanitários”, explica Cordeiro Junior.

Abrigo aberto no município de Vargem Bonita. Foto: Flávio Jr/DCSC

Tornado causa prejuízos em Água Doce

De acordo com o chefe da Defesa Civil estadual, o município registrou grande destruição provocada pela passagem de um tornado. João Batista relata que no local existem muitas casas, galpões de empresas e estruturas públicas completamente destruídos. “Foi um prejuízo muito significativo, sendo que em Água Doce algumas pessoas ficaram feridas e duas estão em estado grave no hospital”, lamenta.

A Defesa Civil segue com o trabalho de distribuição de materiais aos atingidos e continuará visitando os demais municípios da região que registraram danos provocados pelos fenômenos climáticos ocorridos na última sexta-feira, 15.

Residência destruída no município de Água Doce. Foto: Flávio Jr/DCSC