Defesa Civil Regional acompanha geógrafos do CEPED em vistoria na região de Araranguá

reunio_ceped_defesa_civil_12_11_3Atendendo à solicitação da Defesa Civil da Secretaria Regional de Araranguá, coordenada pelo sargento Djalma Santos Niles, a Defesa Civil Estadual, através de parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), enviou dois geógrafos à região, José Henrique Vilela e Joel Pellerin, que realizaram esta semana, nos dias 10, 11 e 12, avaliação em três municípios. (Foto: Leneza Della/SDR Araranguá)

A vistoria para avaliar rachaduras e deslizamentos foi realizada em Praia Grande, na localidade de Aparecida, e em Jacinto Machado na localidade de Morro da Pedra. De acordo com os geógrafos, nas áreas rurais que possuem plantação de banana foi detectado movimento de massa, mas que não trazem situação de alto risco, principalmente porque em ambos os casos não há moradores próximos.

Outro local visitado pela equipe foi o Rio Araranguá, para verificar a situação de desmoronamento de margem de rio, onde a situação encontrada também não é preocupante, mas são necessárias ações de contenção das margens. Posteriormente o sargento, acompanhado dos técnicos, apresentaram a análise ao secretário regional de Araranguá na tarde desta quinta-feira (12).

Agora os geógrafos, que integram o Departamento de Geociências da UFSC irão emitir parecer técnico com as recomendações aos municípios. Para o coordenador regional da Defesa Civil, a visita dos técnicos à região do extremo-sul é de fundamental importância, já que pessoas especializadas analisaram quais as medidas necessárias que deverão ser tomadas em conjunto com as Prefeituras, podendo ajudar os municípios a evitarem futuras catástrofes, além de auxiliarem na tomada de decisões.

Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá