Defesa Civil Regional retira famílias de áreas de risco em Araranguá

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Araranguá informou na noite desta sexta-feira (11) que o nível do rio Araranguá está 2,21 metros acima do nível normal. Famílias do bairro Barranca, localizado às margens do rio, foram retiradas da área de risco. Segundo o coordenador regional, sargento Djama Niles, 68 pessoas estão desabrigadas e 40 desalojadas.

A SC 405, no km 35, está interditada entre os municípios de São João do Sul e Praia Grande. Neste último, há três comunidades parcialmente isoladas por causa da interdição da Ponte Rio Pavão: Mãe dos Homens, Alta Esperança e Quilombola. Conforme o coordenador municipal, Jonathan Reis da Silva, as localidades representam cerca de 400 pessoas.

Desde os vendavais e temporais da última terça (8), 75 municípios já registraram ocorrências. Destes, 65 estão em situação de emergência, conforme decreto estadual assinado pelo governador Luiz Henrique na última quarta-feira (9). Em caráter emergencial, o Governo do Estado já destinou R$ 4,5 milhões para atender os municípios atingidos na compra de materiais de contrução e recuperação de escolas. Dez mil cestas básicas estão sendo distribuídas.

Alerta – A Defesa Civil Estadual reforça o alerta de chuva forte da região Sul do Estado. Conforme a Epagri/Ciram, entre esta sexta-feira e o sábado (12), a instabilidade ganha força com a formação de um sistema de baixa pressão e há previsão de chuva moderada a forte no Sul do Estado. No Litoral Sul, o volume de chuva até o domingo deve se aproximar de 150mm, com alagamentos. Há risco de temporal na divisa com o Rio Grande do Sul.

O secretário estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, ressalta que as chuvas de novembro do ano passado e as precipitações freqüentes e acima da média nos últimos dois meses deixaram o solo encharcado e vulnerável a deslizamentos em Santa Catarina, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.

As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.

Mar – Ventos mais intensos e mar muito agitado no litoral catarinense, com ondas em torno de 2,0m e picos de 3.5m no Litoral Sul e 2,5 a 3,0m no restante do Litoral.