Defesa Civil registra 367 desabrigados e desalojados no Estado após chuvas

Nesta segunda-feira (9), a Defesa Civil contabiliza 367 desabrigados e desalojados em diferentes regiões de Santa Catarina após as chuvas do último domingo (8). Em Ponte Alta, na região Serrana, um tornado e chuva de granizo atingiram mais de 500 residências e a área rural do município. Há 20 desalojados e 60 desabrigados. O município irá decretar situação de emergência. No Vale do Itajaí, em Brusque, uma forte chuva provocou alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas.

Ainda no Vale, em Camboriú, a chuva deixou 40 pessoas desabrigadas e 205 desalojadas. A prefeitura afirmou que irá pedir prorrogação da situação de emergência. Ituporanga também enfrenta problemas com a chuva, mas a Defesa Civil ainda agurada levantamento do município.

Em Florianópolis, a região mais atingida foi o Norte da Ilha. A forte chuva deixou ruas e casas alagadas em Canasvieiras e nos bairros Rio Vermelho, Vargem Pequena, Ingleses e Vargem do Bom Jesus. Há 16 pessoas desalojadas e seis desabrigadas. Na região Sul, em Criciúma, a chuva provocou pontos de alagamentos e destelhamento de casas.

Na tarde desta segunda-feira, o município de Rio do Sul também anunciou problemas devido a vendaval e tempestade. Pontes pênsil nos bairros Pamplona e Barra da Itoupava caíram.

Alerta – A Defesa Civil está em alerta nos próximos dias devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o Litoral catarinense. Há riscos de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.