Defesa Civil registra enxurrada em Timbé do Sul e mantém alerta até sexta-feira

Florianópolis (29/1/2009) – A Defesa Civil registrou na tarde desta quinta-feira (29) uma enxurrada de aproximadamente 114 milímetros que causou danos ao município de Timbé do Sul. A Rodovia SC-285, entre Timbé do Sul e Turvo, foi interditada em alguns pontos. No local, 15 caminhões e oito veículos de passeio ficaram isolados. Vinte pessoas foram resgatadas pela manhã e levadas para um hotel no centro da cidade.

O Departamento de Infraestrutura (Deinfra) está no local para desobstruir a rodovia e liberar o trânsito. A localidade de Figueira também está isolada devido ao transbordamento do Rio Itoupava, cuja ponte de ligação foi destruída com as chuvas. Não há desabrigados.

Previsão de tempo instável e chuva em SC – A formação e deslocamento de uma frente fria por Santa Catarina e Paraná, associada a um sistema de baixa pressão, mantém o tempo instável, com muitas nuvens e chuva na maior parte de Santa Catarina nesta quinta-feira (29), segundo relatório da Epagri/Ciram. A chuva não será tão intensa como a ocorrida até o momento, e fica mais concentrada no Litoral, com acumulado previstos em média para a região em torno de 30 a 40 milímetros.

Na sexta-feira (30), a frente fria e o sistema de baixa pressão se afastam para o mar e um sistema de alta pressão se aproxima do Estado pelo Oeste, diminuindo as condições de chuva que poderão ocorrer durante a tarde, em forma de pancadas isoladas. A diferença de pressão entre a as áreas de baixa pressão no mar e a alta pressão no Oeste provoca rajadas de vento, com menor intensidade do que a prevista anteriormente da Grande Florianópolis ao Sul do Estado.

No Litoral-sul, rajadas de vento podem chegar a 60km/h e na área oceânica podem superar este número, deixando o mar muito agitado no Litoral catarinense. A Defesa Civil alerta a população para a possibilidade de alagamentos e risco de deslizamentos na faixa litorânea do Estado.

De acordo com o diretor do departamento de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o alerta, válido até sexta-feira, é uma medida preventiva e deve servir para que a população fique atenta aos riscos. "Com a possibilidade de chuva, que poderá provocar alagamentos e deslizamentos, a população deve acompanhar pela imprensa as condições do tempo e prestar atenção nas recomendações da Defesa Civil", explica o major.