Defesa Civil sensibiliza prefeitos da SDR Araranguá para estruturação das Defesas Civis locais

 

A Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá recebeu na manhã desta segunda-feira, 10, o Secretário de Estado da Defesa Civil Geraldo Althoff para apresentação da campanha de sensibilização ‘Municípios em Ação – A importância da criação e estruturação da Defesa Civil local’.

No encontro coordenado pelo secretário Regional Heriberto Schmidt com os Prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios de abrangência da SDR Araranguá, Althoff fez um apelo aos atuais e novos gestores para que os mesmos reflitam sobre a importância da estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil – COMPDECs.  
 
O secretário da Defesa Civil Estadual apresentou um audiovisual que dentre outras informações, demonstrou que Santa Catarina é o Estado que mais sofre com estiagens e fortes chuvas, provocando inundações bruscas e alagamentos. “Nos últimos anos foram registrados acontecimentos alarmantes que trouxeram vítimas e há projeções que estas situações continuem. Um passo importante para a prevenção e preparação é a estruturação da defesa civil municipal, uma aliada para enfrentar situações de emergência, com apoio do Estado”, disse.  
 
Geraldo Althoff falou ainda do diagnóstico realizado junto aos municípios da região, para verificar como está a situação das defesas civis locais, em pesquisa realizada por meio do coordenador regional Rosinei da Silveira. A pesquisa apontou que dos 15 Municípios, apenas 1 possui estrutura própria de defesa civil; 6 integram o Plano Diretor; 3 possuem Plano de Contingência; 4 contam com mapeamentos de áreas de risco; 5 desenvolvem algum tipo de ação com foco em prevenção. “Há limitações e queremos melhorar. Queremos todos integrados ao Sistema”, concluiu.  
 
O secretário citou que a Defesa Civil é responsável pelas ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, protegendo a população antes, durante e após os desastres. O secretário fez a entrega de uma cartilha que explica o passo a passo para criar e estruturar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. 
 
O secretário regional Heriberto Schmidt ressaltou a importância de que cada Município dê condições para o funcionamento da Defesa Civil. “Estamos no meio de uma estiagem, que poderá se estender até fevereiro caso as previsões se confirmem, onde haverá a necessidade da defesa civil atuar para amenizar a situação”, disse. O secretário agradeceu aos esclarecimentos de Althoff e aos prefeitos novos e atuais que responderam ao chamamento e participaram da reunião. Schmidt ainda colocou a SDR Araranguá à disposição dos gestores.
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa – 22ª SDR – Araranguá