Defesas Civis de Brusque e Itajaí realizam simulado de desastre em área de risco

s5030502 

Comunidade do bairro Limoeiro, divisa entre os municípios de Itajaí e Brusque, foi mobilizada para o simulado de desastre, no dia 27 de outubro. A organização foi uma ação conjunta dos órgãos de Defesa Civil dos dois municípios, auxiliados pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), que realizaram a preparação da comunidade residente nas ruas Ana Vainatti e Sorocaba. Participaram da ação 120 moradores.  

O objetivo foi preparar a comunidade em caso de uma situação emergência e ao mesmo tempo saber das deficiências, reivindicações e necessidades locais. “Também aproveitamos o momento para tratar da gestão de riscos e principalmente capacitá-los e torná-los aptos a perceber os riscos que os cercam” destacou o diretor da defesa civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral.

Às 17 horas foi feito o chamado para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Brusque. Ao mesmo tempo foi dado o alarme para a comunidade através de um telefonema para os responsáveis em acionar o dispositivo de alarme aos moradores. Logo após o alarme soar, os moradores começaram a se dirigir para o abrigo. No local, os moradores foram recepcionados pelas assistentes sociais e realizaram o cadastro, receberam uma camiseta do evento, participaram de atividades desenvolvidas pela Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. 

Entidades participantes: Defesa Civil de Itajaí, Defesa Civil de Brusque, Corpo de Bombeiros de Itajaí, Corpo de Bombeiros de Brusque, Polícia Militar de Brusque, Guarda de Trânsito de Brusque, Guarda de Trânsito de Itajaí, Secretaria de Assistência Social de Brusque, Secretaria de Saúde de Brusque e Agentes de Saúde, Secretaria de Comunicação Social de Brusque, Diretoria de Habitação de Brusque, Associação de Radioamadores de Brusque, Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI.